Por MAGLI DE BARBA MOURÃO

A IMPORTÂNCIA DA MULHER MATO-GROSSENSE NA SOCIEDADE E NA VIDA POLÍTICA

FOTO JEAN MAT.

Seja na ocupação de cargos públicos, privados e nos negócios em geral, a importância da mulher Mato-Grossense na sociedade se faz cada vez mais intensa. No entanto, há ainda muitos avanços a serem conquistados.  Para o Mestre Rodolfo Pena, a figura da mulher, de elemento secundário, passou a ser algo extremamente importante na sociedade atual, onde ela exerce cada vez mais um papel de protagonista, embora ainda sofra com as heranças históricas do sistema social patriarcalista em seu dia a dia.

 Com o tempo, graças às lutas promovidas, a mulher vem conseguindo aumentar o seu espaço nas estruturas sociais, abandonando a figura de mera dona de casa (não desmerecendo esse trabalho de valor que é o lar, e a formação da família) e assumindo postos de trabalho, cargos importantes em empresas e estruturas hierárquicas menos submissas. Em um país de cultura predominantemente machista e de raízes patriarcais, a mulher Mato-Grossense parece ganhar, embora a passos curtos, mais espaço na política nacional.

Mais um grave problema entre os vividos pelas mulheres na sociedade é a questão da violência. Embora leis específicas, como a“Lei Maria da Penha”, LEI 11.340/2006, (proposta por uma mulher),e as Delegacias da Mulher (geralmente criadas por mulheres) tenham surgido no Brasil, ainda são numerosos os casos de agressões sofridas no lar,como assédio, estupro, assassinatos e outros. Segundo a delegada titular da unidade especializada,Dra Jozirlethe Magalhães Criveletto, em todo o ano de 2016 foram 77 casos de violências sexuais investigados pela delegacia, referentes a crimes ocorridos em Cuiabá.

A falta de informação qualificada em muitas cidades faz com que casos de violência sexual e de gênero contra as mulheres sejam mais frequentes no interior do estado. E, nos coloca que:“Ainda é preciso evoluir para fomentar a discussão no âmbito da sociedade local. Enquanto na capital a cultura do estupro é discutida nas escolas, universidades, reunião em bairros, postos de saúde, faltam debates e políticas públicas em vários municípios”.

Isso sem falar no monitoramento social constante sobre as atitudes e o corpo da mulher, que são cada vez mais cercados de “regras” e posturas morais, que muitas vezes privam os direitos e as liberdades individuais.

 Por todos esses motivos, embora o papel da mulher na sociedade venha se tornando cada vez maior e melhor, ainda existem muitos desafios a serem enfrentados. É preciso, pois, combater a cultura machista na sociedade (isso não significa “combater os homens”!), melhorar o acesso das mulheres a postos de trabalho e cargos elegíveis, promover melhores salários, efetivar o direito da mulher sobre o seu próprio corpo e sobre a sua liberdade individual, além de efetivar a proteção de mulheres ameaçadas em seus cotidianos. E para isso, nada melhor e mais eficaz que alçar agora as mulheres a cargos legislativos, com maior representatividade nas Assembleias Legislativas, Câmaras de Deputados e Vereadores, Tribunais Superiores e Senado Federal.

A mulher é um ser que merece respeito, amor e direito em todas as circunstâncias, seja em seu lar, sua comunidade ou em seu trabalho. Ela se desdobra para o bem de todos e passa de mãe a dona de casa, de empresária a esposa e de amiga a filha. A presença da mulher é tão importante, que essa figura feminina e suas participações tendem a crescer de forma significativa, quando colocadas como valorosas. A mulher faz toda diferença para o bem de uma sociedade, e é a ela que se devem oportunidades e méritos. Apesar dessas inúmeras conquistas, há pessoas que não se adequam ao novo “layout” que o mundo está absorvendo. Existem aqueles que ainda não deixaram aquela velha ideia de que“lugar de mulher é no fogão”(NÃO!LUGAR DE MULHER É ONDE ELA QUISER!).

Enfim, é óbvio que a mulher tem um papel fundamental em nossa sociedade.Cabe ao indivíduo que ainda não saiu da pré-história intelectual, fazer uma profunda reflexão, rever seus conceitos, entender que no mundo existem diversidades e aprender a respeitá-las. Não cabem mais certos tabus e preconceitos sobre o que a mulher é capaz de SER, FAZER E MOSTRAR. As mulheres NÃO VIERAM AO MUNDO SOMENTE PARA SERVIR, MAS SIM, PARA GARANTIR UM MUNDO MELHOR, MAIS EFETIVO E PERTENCENTE!

MAGLI DE BARBA MOURÃO é Psicopedagoga , Sexóloga e Ambientalista –  [email protected]

 

36 COMENTÁRIOS

  1. Excelente o texto da Magli. É uma importante reflexão para homens e mulheres que desejam uma sociedade justa, fraterna, igualitária e feliz. Magli é uma intelectual que tem o meu respeito e admiração.

    • Bom dia, agradeço teu comentário generoso em favor não somente da matéria em si, mas do que nos MULHERES representamos no cenário Politico e Social Brasileiro, queremos voz e vez, para tornar um mundo melhor e mais participativo, e como tu mesmo falou Dra Elaine, Igualitário e Justo. Obrigada pelo carinho. Bjus

  2. Maglinifico, é isso mesmo: MAGLINIFICO, essa moça chamada Magli, todos os adjetivos direcionado à ela não caberia no dicionário. Santo-Me orgulhoso em poder chamar de amiga. Parabéns minha amiga Magli, vc é muito especial.

    • heiiii Grande Paulinho de Jesus grande pessoa….que leva a Comunicação e informação a todos os lares da Grande Tangará, e pelas ondas do radio que vai nos interiores onde somente ouvem a tua voz…..muitíssimo obrigado. Bjus….Com DEUS amigo…..

  3. As mulheres precisam se unir, pois governamos muito bem nossas casas, familias, maridos e nosso serviços. Qto mais mulheres envolvidas em politicas publicas, conhecendo seus direitos poderemos ser protagonistas nosso pais trazendo uma governancia com precisam. Onde a mulher chega ela faz a diferença. Mulher t q apoiar mulher. Parabens Magli de Barba pela matéria.

    • Olá boa tarde, muito obrigada pela tua participação, fiquei muito feliz em saber que ainda estamos unidas e que muitas mulheres ainda tem o desejo do reconhecimento não como um troféu, mas como um trabalho bem feito que serve de exemplo para outras mulheres terem suas conquistas realizadas também…..bjus…..

  4. “É preciso, pois, combater a cultura machista na sociedade (isso não significa “combater os homens”!)”, importante distinção!
    Todos nós temos o nosso lugar na sociedade!
    Ótimo artigo!!

  5. Parabéns pela matéria, tornando mais claro que as mulheres estão se tornando cada vez mais participativas de uma sociedade-trabalhista-politica.

    • Olá boa tarde, agradeço o comentário, e principalmente porque estou vendo o retorno bacana, e que ainda podemos acreditar que se as Mulheres assumirem seu papel na sociedade e na vida politica seriamente não se deixando usar podemos caminhar juntas para um futuro mais efetivo e pertencente….bjusss ….Obrigada….

  6. Parabéns Magli pela materia onde mostra o valor da mulher. Você uma mulher de garra, de coragem que está sempre fazendo a diferença por todas nós mulheres. Te admiro muito.

  7. Sempre fomos e sempre seremos os pilares de nossas famílias , pq não mostrarmos tbem nossa força na política. Nós mulheres precisamos nos unir . Mulher mostremos para o q viemos ! Parabéns pela matéria .

  8. Importante sempre lembrar do papel da mulher na sociedade e as dificuldades encontradas numa sociedade ainda machista. Apesar dos avanços, ainda temos muito que caminhar. Magli, parabéns pelo artigo é que nas próximas eleições tenhamos muitas e muitas candidatas, pois os desafios estão cada vez maiores.

  9. Olá grande amiga Magli me sinto lisonjeada em poder comentar seu artigo tão pertinente ao clamor de muitas mulheres discriminadas e escluidas de participação social pela mente machistas de uma minoria de homens que se dizem representar a sociedade!sei da sua luta para transpor estas barreiras ao longo de anos parabéns!me sinto lisonjeada por ser representada na tua voz saudades dos velhos tempos bj

    • Oiii amiga…NÃO…Mas do que isso ….minha Mestre Educadora…Confidente….e Amiga agora sim….AMICÍSSIMA…fizemos muitos projetos juntas e todos funcionaram maravilhosamente bem, graças a nossa brandura de Mulheres Guerreiras, Unidas e participativas. Eu quem me sinto lisonjeada pelo teu comentário que com a tua experiencia de vida e de educadora me deixa mais ainda fortificada para continuar minha luta que é incessante. Segundo essa Mulher simples, doceira de profissão, que se tornou uma das mais importantes escritoras, poetisa e contista brasileira nos coloca que:
      “O saber a gente aprende com os mestres e com os livros.
      A sabedoria se aprende com a vida e com os humildes.”
      (CORA CORALINA)
      Muito obrigada amiga do coração bjussss….

  10. Magli muito bom artigo. É difícil eliminar o espirito machista na nossa sociedade. Esse espirito existe , em graus diversos, em praticamente todas as sociedades.
    As mulheres devem continuar lutando para obter a igualdade com os homens mas com ternura e não com bandeiras.
    Devemos também estimular as mulheres a participarem mais da política pois elas são menos corruptas e tem uma visão mais humanista da sociedade.
    Beijos

  11. Ótimo texto. A mulher tem um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa, solidária e com efetivo exercício dos direitos e liberdades individuais.

    • Olá bom dia, James tudo joia contigo, adorei teu comentário, que bom termos homens que acreditam em nós mulheres que podemos fazer a diferença, aquele velha frase sem sentido de que: “Atras de um grande homem vem uma mulher” não existe a frase de Ordem é ” Homens e Mulheres Caminham lado a lado “. Obrigado.

Deixe uma resposta