Redação Extra MT 

O cruzamento da avenida Oito de Abril com a rua Ramiro de Noronha, no Jardim Cuiabá – região Oeste de Cuiabá -, foi palco de um incidente que quase termina em tragédia, na tarde desta segunda-feira (10). Um emaranhado de terra se formou no canteiro de obra do Residencial Villagio Calabria, de responsabilidade da Construtora Gerencial.

Segundo informações do Corpo de bombeiros, a construção já havia sido interditada pela Defesa Civil. O desmoronamento parcial ocorreu por volta das 16h15. Não houve registro de feridos, segundo os bombeiros que atenderam a ocorrência.

O incidente também atingiu parte do prédio que funciona a Creche filantrópica Nossa Senhora do Carmo. O prédio teve paredes rachadas, com o impacto.  A creche mudou de endereço após o alerta sobre o risco de desabamento. Antes da interdição, o local chegou a atender 200 crianças da Igreja Santo Antônio. A creche mantida pela Igreja São Sebastião, no bairro Goiabeiras – antigo Cai-Cai, foi transferida justamente por causa do ambiente de insegurança, nas obras do

Testemunhas revelam que houve estrondo, quase similar à explosão de uma bomba militar. Moradores das imediações ficaram alarmados e acionaram tanto a Polícia Militar quanto o  Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso. A situação está sob controle e a Defesa Civil foi acionada novamente.

O aposentado Antônio Carvalho de Arruda, 72 anos, morador do jardim Cuiabá há mais de 50, disse que ouviu “um forte estrondo” e saiu correndo de dentro de casa. “Pensei que a casa iria cair, mesmo! Levei um susto! Nunca vi isso acontecer aqui”, testemunhou Carvalho de Arruda, que fala através um sintetizador de voz instalado na garganta, chamada de ‘laringe eletrônica’.

Outra testemunha, o universitário Gladerson Alexandre Silva Bastos, 40 anos, confirmou a existência do estrondo, parecendo explosão. “Em seguida, veio o barulho igual a cascalho descendo de uma rampa imensa”, citou Gladerson Bastos.

A Construtora Gerencial garantiu que irá recuperar o prédio antigo da creche.

Por nota, a construtora informou que as obras da construção do edifício ainda não começaram o que vem ocorrendo desde janeiro de 2019 são os ensaios no solo para verificar as características e periculosidade para ai começar de fato a contração do edifício.

A Construtora ainda informou que a contenção estava sendo realizada e faz parte dos ensaios preliminares antes do início da construção da torre do empreendimento.

 

Veja a nota da construtora na integra

NOTA DA EMPRESA GERENCIAL CONSTRUTORA:

Diante das notícias veiculadas pela imprensa sobre o rompimento da contenção do terreno onde será construído o empreendimento Edifício Villaggio Calábria, a empresa GERENCIAL vem a público informar o seguinte:

1)- Desde o mês de janeiro de 2019 a empresa GERENCIAL vem realizando ensaios no referido terreno em decorrência das características e peculiaridades do referido solo.

2)- A contenção que estava sendo realizada e ruiu faz parte dos ensaios preliminares antes do início da construção da Torre do empreendimento, cujos ensaios foram realizados sem qualquer espécie de risco para os operários da obra;

3)- Para que os ensaios não causassem prejuízos para a vizinhança, todas as cautelas foram adotadas pela Gerencial, inclusive a mudança da Creche vizinha para outro local, tudo sob às expensas da empresa;

4)- A Gerencial já havia se comprometido desde janeiro de 2019 a recuperar o prédio antigo da referida Creche, o que ocorrerá imediatamente;

5)- A construção da Torre do Edifício Villaggio Calábria somente será iniciada após a realização de todos os ensaios e efetiva constatação de que não há qualquer risco para a contenção do terreno;

6)- A empresa Gerencial assegura aos seus clientes e ao público em geral, que as obras do Edifício Villaggio Calábria serão em breve retomadas, após a conclusão de todos os ensaios e com a certeza de que o empreendimento não trará nenhum risco para os adquirentes dos apartamentos, aos futuros moradores e que o prazo de entrega está mantido.

7)- A Gerencial é empresa genuinamente mato-grossense, fundada há mais de quarenta anos em Cuiabá, e durante a sua existência sempre cumpriu todos os compromissos com os clientes, principalmente quanto à segurança e qualidade de seus empreendimentos, prazos de entrega e apoio após a ocupação do edifício. E assim continuará atuando na sua atividade, seja em relação ao Edifício Villaggio Calábria, seja em relação a todos os seus empreendimentos.

(Com informações do Site  Olhar Direto)

 

Deixe uma resposta