Redação 

De acordo com levantamento da Secretaria de Educação de Cuiabá as unidades educacionais urbanas da rede pública municipal de ensino dispõe de 584 vagas para alunos da pré-escola, na faixa etária de 4 a 5 anos. O levantamento foi realizado no último dia 19. As vagas estão disponíveis em 73 Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB), Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e Centros Emergenciais de Educação Infantil (CEEI), nas quatro Regionais de Cuiabá.

O secretário municipal de Educação, Alex Vieira Passos disse, em relação ao Inquérito aberto pela Promotoria Civil, que todas as informações solicitadas pelo Ministério Público Estadual têm sido atendidas a tempo e que Cuiabá está cumprindo as metas estipuladas nos Planos Nacional e Municipal de Educação. “Na semana passada, e em várias outras reuniões com o promotor de Justiça Miguel Slhessarenko, conversamos sobre o planejamento e as ações que estão sendo desenvolvidas no sentido de atendermos às demandas da população”.

Nessa faixa etária, Cuiabá não tem demanda reprimida, o ensino está universalizado. Acontece que alguns pais não encontram a vaga disponível na unidade que desejam, mas é possível efetuar a matrícula em unidades que estejam próximas à residência da criança.

A previsão de atendimento de 100% das crianças da Educação Infantil, na faixa etária dos 4 aos 5 anos, é um compromisso do prefeito Emanuel Pinheiro e consta no Plano Municipal de Educação como uma meta anual que a secretaria vem cumprindo.

Para o ano letivo de 2019 a Secretaria Municipal de Educação ofereceu 3.806 vagas para unidades de creches e CMEI, que atendem às crianças de 0 a 3 anos e 11 meses e de 4 a 5 anos e 11 meses (Pré I e Pré II) e mais 6.194 vagas para as EMEBs, que atendem a faixa dos 6 aos 14 anos.

Hoje estão efetivamente matriculados em mais de 500 turmas da rede pública municipal de Cuiabá 11.263 alunos, na faixa etária dos 4 aos 5 anos.

“Nossa grande demanda está na faixa etária de 0 a 3 anos e 11 meses. Para atender a essa demanda, a gestão Emanuel Pinheiro inaugura no aniversário de Cuiabá dois novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), nos bairros Recanto do Sol e CPA III, totalizando 480 vagas. Outras 150 vagas serão abertas em cinco unidades de creche. Ao todo, serão 630 novas vagas na Educação Infantil (0 a 5 anos). Além disso, outros seis novos CMEIs já estão em construção. A Educação de Cuiabá tem um plano gerencial para que nos próximos anos possamos atender a modalidade de Educação Infantil. Respeitamos o Inquérito aberto pelo Ministério Público, mas a gestão vem cumprindo suas metas”, destacou Alex Vieira Passos.

 

Deixe uma resposta