Redação 

Por dois meses consecutivos, o grupo Flor Ribeirinha esbanjou a leveza da dança e o ritmo frenético das canções que embalaram o nosso conceituado siriri mato-grossense em importantes festivais folclóricos pela Europa.

De volta da turnê internacional que passou pela França, Bélgica, Alemanha e Holanda, já em Cuiabá, mais precisamente, de volta à comunidade de São Gonçalo Beira Rio, o Quintal da Domingas se prepara para receber, neste fim de semana, sábado e domingo (31 e 1º), a partir das 19h, o espetáculo Mato Grosso Dançando o Brasil.

Com entrada franca, no evento Viva o Folclore, o espetáculo a ser apresentado será o mesmo exibido nos meses de julho e agosto, nos festivais da Europa. Além das apresentações artísticas, o Quintal da Domingas oferecerá comidas típicas como maria Isabel, peixe frito, doces tradicionais e, é claro, muito artesanato da comunidade.

“Trata-se de um evento em comemoração ao Mês do Folclore. Aproveitamos também para celebrar o sucesso da turnê internacional que acabamos de realizar. É uma ótima oportunidade para agradecer nossos parceiros e todos que, de alguma forma, nos incentivaram e ajudaram na realização dessa importante turnê voltada para a valorização da cultura popular de Mato Grosso no senário internacional, em 2019”, comemora Avinner Augusto, diretor artístico e coreógrafo do grupo Flor Ribeirinha.

O Quintal da Domingas abre às portas às 19h, mas as apresentações artísticas estão programadas para 21h no sábado e 20h no domingo. “O quintal é grande, mas nem tanto (risos). Estamos aguardando aproximadamente 400 pessoas por dia, então recomendo que cheguem com alguma antecedência para garantir os melhores lugares”, sugere Avinner, que também é neto de Dona Domingas, “rainha do siriri mato-grossense”.

Vale ressaltar que o grupo Flor Ribeirinha já prepara um espetáculo inédito para 2020. “Estamos trabalhando muito nesse novo espetáculo, está ficando lindo, realmente”, adianta Avinner.

Ponto de Cultura

O Quintal da Domingas é um dos 32 Pontos de Cultura apoiados pelo Governo de Mato Grosso via Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer. Lá é realizado o projeto Semente Ribeirinha, um trabalho realizado com crianças da comunidade que também fará parte da programação deste fim de semana.

“Começamos com 24 crianças, hoje atendemos mais de 100. São atividades voltadas para a valorização da cultura popular com muita música, dança regional e algumas atividades extras como confecção de artesanatos, trabalho com cerâmica e contação de histórias”, explica Avinner.

Esse mesmo Quintal da Domingas abriga um projeto paralelo que recebe visitações escolares para realizar um percurso pela comunidade de São Gonçalo Beira Rio, sempre valorizando a cultura tradicional da comunidade, história e modo de vida ribeirinha.

“Sou nascido e criado em São Gonçalo Beira Rio e acompanhei, de muito próximo, a evolução e valorização das nossas tradições. Percebo hoje que o Flor Ribeirinha se tornou um marco na vida da comunidade e na cultura do Estado. Ao longo dos anos, cansei de presenciar o desdém ou desinteresse pela cultura popular. Mas minha vó [Dona Domingas] foi muito persistente e, graças a ela, hoje somos reconhecidos internacionalmente, sempre valorizando nossa identidade e nossas raízes”, conclui Avinner.

Serviço

Assunto: Flor Ribeirinha comemora o Mês do Folclore no Quintal da Domingas

Quando: Neste sábado (31.08) e domingo (1°.09), Sempre a partir das 19h

Onde: Quintal da Domingas, Rua Antônio Dorileo, 2510, São Gonçalo Beira Rio, Cuiabá

Classificação: Livre para todas as idades

Entrada franca

Informações (65) 99204-8404

Deixe uma resposta