Redação Extra MT 

O primeiro lote de equipamentos do novo novo Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC) foi entregue na tarde desta sexta-feira(16). O lote é referente aos equipamentos de média e alta complexidade destinados às Unidades de Terapias Intensivas (UTI) e os centros cirúrgicos. Ele corresponde ao valor de R$ 1 milhão e 800 mil  dos R$ 32 milhões homologados e destinados à equipar a unidade, prevista para ser inaugurada em dezembro deste ano.

O prefeito Emanuel Pinheiro acompanhou a chegada dos equipamentos e explicou que a entrega dentro do prazo previsto, auxiliará para que a equipe tenha tempo suficiente de testá-los e instalá-los antes da inauguração.

 “Com a entrega, teremos o tempo necessário para instalar, fazer os testes e já adequar e ajeitar o novo Pronto Socorro para o grande dia, quando vamos realizar o sonho da população cuiabana e mato-grossense, honrando mais um de nossos compromissos com toda a população, especialmente com o povo da minha terra, da minha querida Cuiabá às vésperas de seus 300 anos”, frisou Pinheiro.

O secretário de Saúde, Huark Douglas Correia, ressaltou a que a ação reforça o compromisso da gestão de entregar da unidade ainda este ano. “Concluímos a fase de licitação e a partir hoje os equipamentos começam a chegar. Nitidamente essa é uma demonstração de que o cronograma firmado com a população e com o governo federal está sendo cumprido com precisão pela gestão Emanuel Pinheiro”, destacou.

 Alinhado a isso, Huark lembrou que mais que cumprir prazos, a gestão vem investindo em qualidade. “Todos os equipamentos possuem qualidade igual e até superior a de muitos hospitais privados e que tudo isso foi um cuidado especial do prefeito, para que a população receba atendimentos com extrema humanização e qualidade”, completou o secretário.

A segunda parte é avaliar e patrimoniar os equipamentos. Esse processo será realizado por uma equipe da Secretaria de Saúde, como observa o secretário – adjunto de Gestão de Saúde, Flávio Taques. “O próximo passo é patrimoniá-los e mantê-los em segurança”, disse. Taques acrescenta que o lote já começará ser monitorado pela Polícia de imediato. “A partir desta sexta-feira (16) os policias já passam a atuar em regime de 24 horas no local, para que os equipamentos ficam em total segurança” pontuou.

Ainda segundo Flávio, mais de 75% dos equipamentos já foram licitados. “É um processo que leva mais de um ano e está sendo feito em 4 meses”, observou.

De acordo com os relatórios da Comissão Técnica criada para conduzir o processo de conclusão de obra e abertura da nova unidade, até agora foram realizados mais de 30 pregões eletrônicos, onde foram licitados cerca de 59 milhões de reais e homologados mais de 32 milhões, para a compra de 5.900 itens de equipamentos. A entrega dos próximos lotes para o município de Cuiabá ainda está sem previsão. Há uma expectativa que na próxima quinta-feira (22) se tenha uma definição desse calendário.

Deixe uma resposta