Eu imagino que daqui a alguns anos, ao falar sobre a existência do jornal físico, as pessoas ficarão extasiadas e se perguntando, como que não inventaram o jornal digital antes, gente? E é isso aí, cada coisa no seu tempo. Há tempos atrás algumas pessoas chegavam a fazer assinatura do jornal impresso, e todos os dias o jornaleiro entregava a domicílio. Claro que hoje em dia os jornais ainda são impressos, mas em quantidade muito menor. E você sabe o porquê de existir ainda a produção de jornais em papel? Então me siga nas próximas linhas que eu vou te apresentar as motivações.

Quando foi criado o jornal

O jornal é considerado um meio de comunicação, e a sua existência conta milhares de anos, desde o tempo do famoso Ditador Romano chamado Júlio César. Os primeiros registros em jornais eram feitos com o objetivo de informar à sociedade da época sobre questões triviais, relacionadas à política e ao cotidiano do governo da época. Vale dizer que o jornal desse período não era um material como nós conhecemos, feito a papel, com numeração e catalogado. Na verdade, na época de Júlio César as notícias eram escritas em chapas e essas eram afixadas pela cidade. Conseguem imaginar a cena? O tempo passou e foram surgindo os jornais impressos, com conteúdo organizado e sistematizado.

A chegada do jornal digital

A internet nos apresenta, cada vez mais, possibilidades, até tempos atrás inimagináveis. Quase tudo está ao nosso alcance, se tivermos um equipamento tecnológico é a conexão à rede mundial de computadores. Os jornais vem seguindo esse avanço e há algum tempo eles migraram para o ambiente virtual. Considerando que bilhões de pessoas, ao redor do mundo, têm acesso a equipamentos tecnológicos, os jornais online estão ao alcance de muita gente. Agora vem a pergunta: e por que tantas pessoas não desgrudam do jornal impresso? 

A forma de consumo de notícias mudou e tem crescido muito com a criação, cada vez maior, de veículos de mídias sociais. Muitos migraram para esse canal de notícias online. Outros ainda persistem na aquisição dos seus jornais impressos. O porquê está justamente na manutenção de hábitos diários. Muitas pessoas criaram em suas rotinas um horário para se deliciar com as páginas impressas do jornal. Esses indivíduos, muitas vezes consomem também conteúdos digitais, mas ainda assim, gostam do prazer de desfrutar do jornal impresso.

O jornal impresso faz parte do cotidiano

Portanto, o uso do jornal impresso em tempos em que a tecnologia e o universo online são altamente predominantes se dá por uma questão de gosto, de costume, de cultura. Como eu já falei, a maioria dessas pessoas que têm o hábito de consumir exemplares de jornais impressos utiliza também recursos virtuais, mas o prazer de consumir o impresso está enraizado no seu cotidiano.